Barracão/RS, Terça-Feira, 25 de Abril de 2017
Histórico Barracão/RS


                      Os tropeiros que vinham da Província de São Paulo, passavam pelo nosso município com o objetivo de fugir do pagamento de impostos no Registro de Santa Vitória. Atravessaram o Rio Uruguai, logo abaixo das confluências do Rio Pelotas e Canoas, por um passo que era conhecido por eles como Passo do Pontão.
                      Quando o presidente da Província tomou conhecimento que os tropeiros utilizavam esse passo de forma clandestina, em 1848, encarregou o capitão Joaquim Antônio de Moraes Dutra para construir uma obra (um barracão) que serviria de quartel e casa de coletaria.
                      Inicia-se, então, a colonização de nosso município e este recebe o nome de Barracão.
                      A coletoria do Pontão localizada em Barracão no período de 1849 a 1856 foi o Registro que mais imposto arrecadou para a Província.
                      O município de Barracão foi criado oficialmente em 30 de maio de 1964 e instalou em 07 de fevereiro de 1965.
                      Sua superfície é de 516,288 km², está distante 370 km da capital do estado e sua economia baseia-se principalmente na agropecuária. A cidade é moderna, planejada e localiza-se na porção Norte-Nordeste do Estado do RS, na região fisiográfica dos Campos de Cima da serra. Sua população é de aproximadamente 5,592 habitantes, a etnia predominante é a Portuguesa e em menor número a Italiana e a Alemã.

Comissão Emancipadora, 27 de março de 1964
 
Publicações
 
 
 
 
 
 
Links Úteis
 
 
Município
Home
Histórico
Fotos
Localização
Símbolos do Município
Lei Orgânica Municipal
Plano Diretor
PMSB
PME
PMGIRS
PMGRCC
Contato
 
 
 
 
 
 
 
 
Desenvolvido por Portal Certa Web - Totos os Direitos Reservados. - Copyright 2015